sábado, 25 de julho de 2015

Mensagem do dia - Os 6 E’s da motivação

Muitas pessoas sofrem quando a segunda-feira está chegando. Acordar para ir ao trabalho fica torturante. As horas parecem não passar e o desânimo toma conta. Não aguentam esperar que os dias passem e ficam querendo que seja sexta-feira. O desânimo aumenta porque ninguém as motiva ou lhes dão reconhecimento. Se você está assim significa que você caiu na armadilha da desmotivação e está na expectativa que alguém resolva isso para você. Cuidado! Se não quer se afundar mais pare de cavar.
Devemos entender que a nossa principal motivação deve ser trazida de dentro para fora por nós mesmos. Não dá para entregar algo tão importante em nossas vidas nas mãos das outras pessoas ou na expectativa de que algo bom nos aconteça para que fiquemos motivados.
A motivação é baseada em nossos "motivos para ação" e esses motivos são baseados em nossos próprios valores pessoais e profissionais. Cabe a nós nos conectarmos a esses motivos para que possamos sentir a energia da nossa motivação que é o combustível para que fiquemos energizados na vida e no trabalho.
Para se conectar com sua energia pessoal é importante conhecer os 6 E's da Motivação: Empoderação, energização, engajamento, eficiência, eficácia e efetividade e praticá-los, vamos lá:
A EMPODERAÇÃO consiste em reconhecer sua capacidade e suas qualidades. Entender que você é o centro de sua própria vida e que tem o poder de automotivar.
A ENERGIZAÇÃO é adotar uma atitude positiva diante da vida e de suas dificuldades. Alimentar a esperança e agir com entusiasmo. Agir mais e pensar na medida necessária a situação.
O ENGAJAMENTO é criar objetivos para que possa se comprometer com eles, criar um norte atrativo. Visualizar um futuro que você realmente quer conquistar.
A EFICIÊNCIA é fazer as coisas bem feitas. Na verdade é colocar amor em tudo o que faz e assim fazer as coisas bem feitas.
A EFICÁCIA é colocar o foco no que tem que ser feito, parar de perder tempo com bobagens, é estabelecer prioridades e se dedicar ao que realmente é importante.
A EFETIVIDADE é a associação sinérgica dos dois E's anteriores, fazer o que tem que ser feito bem feito com foco em resultados.
Esses 6 E's quando praticados trazem o melhor de nós e uma motivação que nos faz entender porque a vida vale tanto a pena.
Pense nisso!


Flávio Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas