quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mensagem do dia - Enxugar Gelo

Confesso que a primeira vez que ouvi esta afirmação, sorri. A pessoa que usou a expressão estava exaltada e meu sorriso foi bastante inoportuno. Mas fui autêntico e natural em minha reação. Enxugar Gelo é uma tarefa impossível. É o mesmo que tentar dar um nó em pingo d’água.
A expressão serviu para quebrar o "gelo" do momento e a conversa ficou menos ácida. Pudemos respirar e entender que estávamos diante de um grande desafio:
Entender a mente de quem é fanático e que só segue regras.
É muito complicado querer encontrar bom senso em quem está cego, achando que sua verdade é a única  e desta maneira desejar que todos se adaptem a ela; em todos os sentidos e com exclusividade.
Tentar mudar uma pessoa assim é, verdadeiramente, o mesmo que "Enxugar Gelo"...
Para que serve a vida se não evoluirmos? Para que serve o nosso dia se não for para nos policiarmos e darmos sentido às nossas atitudes? Para que serve o dia a não ser para aprendermos?
O mais importante do ato de viver é estarmos abertos ao aprendizado de cada segundo.
Precisamos sair de nosso meio, conviver com pessoas diferentes, dar espaço para o novo, escutar novos conceitos. Todavia, só poderemos aplicar aquelas verdades que nosso coração e nossa intuição determinarem.
Precisa entender bem quem tem o dom da palavra e a capacidade de influenciar nossas futuras decisões. Nossa evolução sempre será individual e a Terra SEMPRE SERÁ um planeta de desigualdades.
Desta forma, Enxugar Gelo passa a ter duplo sentido:
- Corresponde à nossa rigidez em não estarmos abertos ao novo.
- Define nossa pretensão de nos acharmos prontos para nunca mais precisarmos aprender.
A vida exige que estejamos próximos do caminho do meio em todas as nossas ações e pensamentos. Os extremos demonstram que nossa evolução estacionou.
Toda regra precisa ser revista de tempo em tempo. Nada é eterno e tudo se transforma conforme muda a energia do local e das pessoas. Quanto maior a velocidade com que os fatos são propagados, maior se torna a necessidade de nos adaptarmos a esta nova realidade.
Viver no e do passado nos deixa inertes, chatos e desprovidos da boa energia. Viver do futuro nos torna sonhadores, inconseqüentes e fora da realidade.
É preciso viver o presente.
Quem sabe um dia, próximo, alguma autoridade se dê conta de que nosso Código Penal é velho e ultrapassado e que os Fora da Lei são bem velozes. Que os nossos meninos de 14 anos são considerados inaptos para o trabalho correto, mas úteis para o tráfico de drogas...
O governo te subsidia ou sustenta e a gente fica em casa dormindo... Baita evolução. Estamos plantando uma excelente base para o futuro...
Que valores são estes e que governantes lúcidos temos se sua única preocupação é o voto?
O ser humano não é o que ele pensa que é. Não é a cultura que possui, mas é efetivamente o que realiza.
Ignorar isso é o mesmo que Enxugar Gelo.


Autoria desconhecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas