quinta-feira, 24 de maio de 2012

Parábolas de vida - A maior riqueza


Há muito tempo, vivia solitário na mata um grande mestre espiritual, famoso por dar conselhos que tornavam as pessoas ricas.

Um jovem ficou fascinado com a lenda e resolveu entrar na mata à procura do mestre. Andou por dias e enfim encontrou a cabana do sábio. Ao chegar, logo questionou o mestre:

- Quero ser muito rico a fim de ajudar todos os pobres do mundo. Senhor, conte-me qual é o segredo para gerar riqueza e abundância de bens.

O sábio meditou por alguns segundos e respondeu: - No coração de cada ser humano moram duas deusas. Todos somos apaixonados por elas, é impossível ignorá-las. Mas elas guardam um grande segredo, que precisa ser revelado. Vou lhe contar o segredo.

O jovem deu um grande sorriso de satisfação.

O sábio, no entanto, manteve a mesma expressão, e continuou: 

- Uma das deusas se chama Sabedoria e a outra se chama Riqueza. Embora você ame as duas deusas na mesma intensidade, é preciso dedicar a uma delas atenção especial. Você precisa fazer uma escolha fundamental entre uma delas. Se você perseguir, amar, dedicar-se intensamente à deusa Sabedoria, a Riqueza ficará enciumada, desejando o mesmo afeto. Assim, quanto mais você buscar a Sabedoria, mais a Riqueza vai desejar entregar-se a você. Ela nunca lhe abandonará. O segredo da prosperidade e da abundância está no modo como você trata a Sabedoria. 

Para refletir

Quando nos preocupamos com a "deusa" Sa­bedoria, recebemos muitos benefícios em troca. A sabedoria nos orienta, faz-nos ser melhores, mais ativos, mais criativos, mais eficazes. Sem sabedoria, definhamos. 

O jovem pode optar por desejar unica­mente a Riqueza, mas certamente sua vida será vazia, sem sentido, sem o vigor que vem com a sabedoria. O conhecimento (sabedoria) tem um poder que é a chave para o sucesso e para a realização. Invista no conhecimento. Esteja sempre atualizado, comprometido com seu crescimento pessoal. 

Só por meio da educação, fonte da sabedoria, poderemos construir um mundo melhor. Aproveite também, ao máximo, cada experiência que você tiver ao longo da vida, extraindo de cada uma delas uma lição. As nossas experiências têm muito a nos ensinar e também nos tornam sábios.

Darlei Zanon - Parábolas que edificam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas