sábado, 7 de abril de 2012

Páscoa... Tempo de perdoar e se perdoar - Sigmar Sabin


Feliz Páscoa!

E tenha um Bom Dia HOJE.

Imagino que à sua volta existam crianças, que sonham ganhar ovos de chocolates nos próximos dias. Até os adultos também apreciam, não é mesmo?

Os mais inocentes ainda sonham com um coelhinho. Figurinha mágica que nos alegra, com presentes.

Ainda tem o comércio, que deseja “faturar” alguns por cento a mais que o ano passado.

Agora pare tudo!

Stop... Parou!

O que significa mesmo a Páscoa ?

Primeiro um significado histórico:

O termo "páscoa" deriva da palavra hebraica "pesah", que significa passar por cima, pular além da marca ou passar sobre. Quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro, sacrificado para esse fim, não seria visitada pelo anjo. Este passaria "por cima", e o primogênito que ali morasse seria preservado (Bíblia Sagrada).

Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa comemorando a saída - e a forma como saíram - do Egito. A partir de Jesus, a celebração da Páscoa foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Cristo é a nossa Páscoa, e o Seu sangue, o sangue do Cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo pecado (Bíblia Sagrada).

Mas, além da explicação histórica. Que outros significados teria a páscoa?

Festa? Celebração? Comemoração? Presentes?

Não importa qual a definição que você tenha ou aceite para Páscoa.

Precisamos apenas tomar cuidado para não nos envolvermos somente com o lado comercial da páscoa. Tirando para nós mesmos um momento de meditação sobre o significado dela para cada um de nós.

Celebrar uma páscoa, como um momento de Renascimento, Renovação, de Perdão.

Perdão?

Isso mesmo . É um momento de perdoarmos a quem tenha nos ofendido. Mas também de nos perdoarmos por muitas coisas que fizemos, por coisas que deixamos de fazer.

Até mesmo nos perdoarmos por pensamentos errados que tivemos.

Desejo sinceramente que após esses dias, possamos retomar as atividades diárias, em busca dos objetivos traçados.

Mas, principalmente, através do verdadeiro sentido da páscoa, que é passar por cima, das pequenas coisas que atrapalham a jornada, que impedem o avanço e que atrapalham as relações.

Que após esse período de reflexão, também possamos nos purificar e renascer, para voltarmos renovados para dias cada vez melhores!

Pense nisso.

Tenha um Bom Dia HOJE e uma Feliz Páscoa para você !

 

Sigmar Sabin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas