segunda-feira, 23 de abril de 2012

Digo sim - Ferreira Gullar


Poderia dizer 
que a vida é bela, e muito, 
e que a revolução caminha com pés de flor 
nos campos do meu país, 
com pés de borracha 
nas grandes cidades brasileiras 
e que meu coração 
é um sol de esperanças entre pulmões 
e nuvens

Poderia dizer que meu povo 
é uma festa só na voz de 
Clara Nunes 
no rodar 
das cabrochas no carnaval 
da Avenida. 
Mas não. O poeta mente.

A vida nós amassamos em sangue 
e samba 
enquanto gira inteira a noite 
sobre a pátria desigual. A vida 
nós a fazemos nossa 
alegre e triste, cantando 
em meio à fome 
e dizendo sim 
- em meio à violência e a solidão dizendo 
sim - 
pelo espanto de beleza 
pela fama de Tereza 
pelo meu filho perdido 
neste vasto continente 
por Vianinha ferido 
pelo nosso irmão caído

pelo amor e o que ele nega 
pelo que dá e que cega 
pelo que virá enfim, 
não digo que a vida é bela 
tampouco me nego a ela: 
- digo sim

Ferreira Gullar

Um comentário:

Postagens mais visitadas